Bolinhas crocantes de atum e vegetais

Home / Lifestyle / Bolinhas crocantes de atum e vegetais
Bolinhas crocantes de atum e vegetais

Todos nós sabemos que maior parte dos miúdos faz “cara de busto de Ronaldo” quando dizemos para comerem vegetais e peixe. Parece algo genético e com o amadurecer da idade vai-se atenuando. Claro que há sempre aqueles que nunca saem da idade infantil e continuam a não comer a sopa diariamente e a cor verde faz-lhes uma certa confusão aos olhos. Mas adiante…

Hoje a minha sugestão para a Yämmi vem mesmo contrariar essa tendência e de uma forma saudável coloquei numas bolinhas (tipo almôndegas) peixe e vegetais. Claro que podem (e devem!) substituir por outros legumes que tenham em casa ou que apreciem mais.

Os meus pequenos adoram e pedem constantemente para fazê-las. Para recriarem precisam:

Ingredientes

1 cebola

1 dente de alho (opcional)

2 cenouras

2/3 floretes de brócolos cozidos

15g de azeite

2 latas de atum (muito bem escorridas)

8 colheres de sopa de pão ralado

Para panar: 1 ovo e pão ralado q.b.

Modo de preparação:

Coloque a cebola, o dente de alho e as cenouras. Pressione a função Triturar. Acrescente o azeite e programe 2 min, 100º, vel 1. Acrescente as latas de atum, os brócolos e  programe 5 min, 70º, vel 1. Quando faltar 1 minuto para o tempo acabar, acrescente através da tampa, as oito colheres de sopa de pão ralado.

 

Transfira o preparado para uma taça e deixe arrefecer. Tenho melhores resultados se colocar no frigorífico de um dia para o outro. Com as mãos untadas com azeite (ou com duas colheres), forme pequenas bolas do preparado, passe-os por ovo e pão ralado. Leve-os ao forno a 200º por 15 minutos.

Dica: Estas bolinhas podem ser congeladas para serem utilizadas mais tarde! Também as podem fazer fritas como se fossem croquetes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.