Eu confesso que sou naturalmente desorganizada. Ou melhor, sou organizada na confusão. Que é bem diferente! Uma pessoa desorganizada não sabe o que tem, onde tem e, normalmente, vive num caos. Depois há aquele tipo de pessoa que arruma tudo e não sabe onde põe nada (o caso do meu marido!). E depois o tipo de pessoa – o meu- que pode não ter um sítio específico para as meias xpto, para os clips aos corações e para os pensos higiénicos diários sem-abas-com-superabsorção-e-mais-não-sei-o-quê, mas sabe exatamente onde está tudo.
Depois de ser mãe pela primeira vez continuei um registo deixa-andar, só tinha um filho, que era calmo, e não tínhamos muitas rotinas pré-definidas.
O P foi para a escola, começaram as rotinas diárias e eu engravidei. Foi tudo de uma assentada e tive que reformular a minha coexistência com a organização.
Temos 3 quartos e dois rapazes. Optamos por fazer um quarto só para dormidas, e um quarto só para brincadeiras e assim diminuiu muito a quantidade de brinquedos espalhada pela casa.
Num mês, consegui deitar fora 30 sacos do lixo com papeis, faturas, coisas que guardava só para um dia me lembrar delas. Tornei-me assim um pouco minimalista. Ainda não ficou como queria mas ainda não tive grande tempo para me dedicar a isso novamente.
Começamos a fazer ementas semanais de acordo com aquilo que o miúdo almoça na creche. Se ao almoço come peixe, à noite come carne ou ovos e assim sucessivamente.
Uma coisa que me irritava solenemente na elaboração das ementas era ter de estar constantemente a abrir a porta o frigorífico ou da arca para saber o que tinha. E, portanto, a solução era só uma: inventariar. Mas não resultou. Passava a vida a não atualizar o meu inventário daquilo que tinha na arca e no frigorífico. Utilizava a aplicação Evernote, onde tenho os meus inventários todos. Tenho inventários para tudo: de medicamentos, de roupa que foi enviada para o colégio do P, dos prazos de validade dos cosméticos e pomadas, faturas e pagamentos, etc. Mas nem sempre tinha a app à mão e não conseguia manter uma solução eficaz.
Um dia, fui ao El Corte Inglês e encontrei a solução! Um organizador de frigorífico/arca magnético.
Este produto veio facilitar em muito a minha vida doméstica. Organizei-o por 2 secções: em cima o frigorífico, em baixo o congelador.
E em cada secção separei-o por gavetas.
Vem com a caneta, a moldura e 75 imanes pequeninos de 5 cores.
Podem comprar na Oh! por 17,95€ (preço site + 15% desc se encomendado pelo e-mail) e pode ser personalizado!
Espero que vos tenha ajudado!
Bea
[próxima semana] – como faço o orçamento familiar
Leave a Reply