Socorro! o meu filho vai para a creche! (ajuda para escolha do MELHOR infantário)

Home / Maternidade / Socorro! o meu filho vai para a creche! (ajuda para escolha do MELHOR infantário)

Os meus pequenos já andam na creche, mas na altura que tive de escolher andei a pesquisar as questões mais comuns que se deve colocar/observar no infantário. Grande ajuda foi o médico pediatra assistente dos miúdos que ajudou na elaboração da lista de coisas que eram importantes perguntar.

Partilho aqui a nossa lista.

IMG_20150902_093228.jpg

1. A creche é licenciada?! Tem aprovação da Câmara Municipal, Bombeiros, Segurança Social?

Parece estúpido colocar essa pergunta, mas na verdade, há casos onde isto não se verifica. É importante validar estas opções para depois não sermos apanhados desprevenidos. Assegure-se que a creche/infantário são licenciados. O mesmo acontece com as Amas. Se deixa o seu filho numa ama, verifique se a mesma é aprovada pela Segurança Social. Pelo bem da sua criança.

2. Distância da residência ou local de trabalho.

Ora bem, isto é muito importante. Os miúdos têm de fazer grandes viagens para ir para a escola?! Ficam muito longe de si quando vai trabalhar? Possivelmente se a resposta a estas questões for sim, é melhor ponderar num novo local. Somos várias vezes chamados à escola, ou porque está com febre, ou para alguma reunião e mesmo nas rotinas, convém facilitar.

3. Valor da Mensalidade

Isto também é importante. Avalie bem a questão monetária. Se for algo que não consegue de todo pagar, não vale a pena pensar mais. Sujeitar as crianças a andar de escola em escola não é benéfico. No entanto, se for algo extraordinariamente barato, duvide e apure o porquê da mensalidade ser tão baixa.

4. O que dizem sobre a escola

Ora bem, esta é para mim a mais ambígua. Há sempre gente que diz mal e bem das escolas. Mas é importante saber o que os outros acham. Sobretudo quem tem os filhos a frequentar a mesma instituição.

5. Peça uma reunião com o Diretor / Diretor Pedagógico

Antes de inscrever o seu filho num berçário, creche, jardim infantil ou escola deve sempre pedir uma reunião com a Direção. Aliás, acho que se deve ter uma relação de proximidade com quem passa maior parte do tempo com os nossos filhos (é triste, mas é a verdade). Faça perguntas e avalie bem as respostas. Não sei ou não tenho presente, para mim não são resposta. A Direção é quem dirige a instituição e TEM de saber TUDO do que diz respeito a funcionamento, valências e normas da mesma.
(Amanhã volto com mais 5 itens)
Bea

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.