Para quem não conhece, Vizela é uma cidade com grandes potencialidades: as termas, o bolinhol, a tranquilidade. Desta cidadezinha no coração do minho, saíram alguns nomes da arte e da cultura como o estilista Luís Carvalho, o jornalista Hélder Silva ou a ator Diogo Lopes.
Mas não julguem que esta terra de águas sulfurosas apenas tem o seu auge na época contemporânea – não – já nos tempos dos romanos, esta cidade era conhecida como a Raínha das Termas e, por causa deste reconhecimento um dos emblemas da cidade é a Vizela Romana.
A Vizela Romana é uma estátua que está exposta no jardim principal da cidade e, atrai por sua vez, muitas atenções de todos os turistas bem como dos locais.
Com a intenção de levar Vizela Romana pelo Mundo, a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, criou um projeto muito curioso: com pequenas estátuas feitas por um artesão local e pintadas pelos utentes (da respetiva unidade), desafia a comunidade de Vizela (e não só!) a partilharem as suas viagens com as páginas de Facebook e Instagram com a #vizelaromanapelomundo .
Apesar de não gostar muito de cor-de-rosa, adorei esta cor para a minha Romana. Primeiro porque fica mesmo muito bem junto à minha estante dos livros e depois porque se consegue realçar em qualquer foto que tire. É pequena e cabe numa mala, por isso, toca a fotografar e ajudar esta comunidade a crescer.
A grande mais valia
Ao ajudar este projeto, ajuda também as pessoas que estão “fechadas” na Unidade de Cuidados Continuados a sentirem-se úteis, prestáveis. E claro, ao verem pelo mundo as Romanas que pintaram, devem ficar super orgulhosas!
Como adquirir a Romana e ajudar este projeto?
Simples! Basta contactar a Unidade de Cuidados Continuados por telefone, pelo Facebook ou através de mensagem privada no Instagram da Vizela Romana pelo Mundo!
Leave a Reply