Garatujas. Gara… quê?

Home / BOND Talks / Garatujas. Gara… quê?
Garatujas. Gara… quê?

Andei a limpar o meu computador. Foram anos e anos de acumulação de lixo. Encontrei algumas coisas “perdidas” no tempo, como fotografias, textos e trabalhos. Tinha coisas desde do meu 9º ano, muito bem organizado (NOT)! Decidi apagar as coisas que já não fazem muito sentido, como trabalhos, relatórios científicos e outras coisas escolares. Posso dizer-vos que libertei quase 150 GB de informação do pc, das pens e disco rígido! Decidi guardar alguns textos que escrevi, algumas memórias de eventos que fui e promovi, por data e assunto. Reparei num texto que escrevi na primeira semana em que o meu mais velho foi para a cresce. Decidi, portanto que ele ficasse imortalizado aqui.

20 Setembro de 2013.

Levei-o à escola. Reparei que tinham já feito algumas coisinhas de creche e estava eu, inocente, a olhar para dentro da sala do colégio da minha cria e deparo-me num placard: ”As nossas Garatujas!” – E pensei… Garatuja, garatuja, o que é? Gara+tuja? Não estava consciente do que aquilo que significava e, sinceramente, senti-me uma pessoa bastante ignorante! Aquela expressão estava na sala do ano (1 ano de idade) e eu não a percebia.

Garatuja só me fazia lembrar aquelas palavras que eles ”palram” a querer dizer tartaruga ou qualquer coisa do género.

Fui imediatamente ao telemóvel (bendito seja pra não fazer figura de otária) e deparei-me com a seguinte constatação: Garatujas são os primeiros rabiscos das crianças!

Mas não é mais fácil colocarem no placard: desenhos, rabiscos, linhas, … do que GARATUJAS?? Que valente palavrão… Agora já sei… Quando o Pedro chegar a casa a dizer : ”Lalatuja” já sei que quer um papel e um lápis!

 

Conclusão que tirei ao ler o texto: Era uma pessoa tão pobre sem filhos. 🙂 Já se sentiram completamente analfabetos com coisas dos vossos pequenos? Contem-me tudo que eu quero saber!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.