Não ofereça nada aos meus filhos sem o meu consentimento, obrigada!

Home / Maternidade / Não ofereça nada aos meus filhos sem o meu consentimento, obrigada!
Não ofereça nada aos meus filhos sem o meu consentimento, obrigada!

A educação das crianças cabe aos pais. E apenas aos pais. Os avós já outrora foram pais, os tios já foram ou ainda vão ser e os amigos e amigas não se devem intrometer. Sobretudo na educação alimentar.

Os pais, em conjunto com o pediatra ou nutricionista, decidem o que dar, quando dar e como dar a comida aos seus filhos. Com as devidas restrições. É sabido que não se deve dar leite de vaca antes dos 12 meses. É sabido que devemos evitar açúcar na alimentação das crianças. É sabido que não devemos empanturrar as crianças com comida.

Um dia, à porta do médico, uma senhora, com boa intenção, oferece ao P uma bolacha com recheio de chocolate que o filho de quatro anos estava a comer. O P, com apenas dez meses, mas já com a marcha adquirida, pega na bolacha. Antes de a colocar na boca, a senhora pergunta se pode dar. Ora bolas, o miúdo já tinha pegado na bolacha e só depois é que pergunta? Ainda consegui evitar que ele comesse a bolacha, mas não evitei um choro e uma birra pela bolacha.

Este caso, foi feliz. Ele não comeu a bolacha.

Por isso, agradeço que não ofereçam comida sem o meu consentimento, por favor!

Para além dos cuidados alimentares básicos como falei, há outros assuntos mais graves que podem ocorrer ao oferecer um alimento a uma criança: uma reação alérgica. E o P tem alergias alimentares. E não quero, nem me interessa ter de visitar uma urgência hospitalar por causa de falta de consideração por parte de outros.

Por isso, não me desautorizem quando digo não aos meus filhos. Nem digam ”coitadinho é apenas um chocolate”. Ninguém gosta mais deles do que eu e o pai. Mesmo dizendo-lhe que não.

Obrigada.

Mãe do P e do M

BeatrizEvolucao_22smn-24.jpg

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.