The presidential train – gourmet train experience

Home / Lifestyle / The presidential train – gourmet train experience
The presidential train – gourmet train experience

Já fiz dezenas de vezes a viagem Porto – Pinhão – Pocinho e outras dezenas para o regresso. Muitas delas fui acompanhar a minha avó e, ultimamente, a minha madrinha. Tenho uma série de costelas durienses e o meu amor por estas terras não tem preço. São elas que nos dão o melhor vinho – o do Porto – e foram elas que viram nascer toda a minha família materna.

Fazia três meses que a minha avó materna faleceu, fazia cinco anos o meu amor pequenino e eu partia para a melhor viagem de comboio que fiz. Por causa de algumas coincidências e do amor que tenho pelas memórias do Douro é que a Vista Alegre me convidou a participar nesta grande viagem.

Cheguei à Estação de S. Bento – a mais bonita do mundo – pelas 10h30, fizemos check-in e entramos a bordo do Comboio Presidencial. Construído no séc XIX, serviu os chefes de Estado portugueses até 1970 e é sublime. Tudo foi preparado para a melhor experiência ferroviária, desde os aromas nas cabines aos livros escolhidos por Serralves.

Entrei num comboio, parado no tempo em que as cores se envolviam com a paisagem por onde passava.

A refeição, aromatizada com vinhos, foi pensada, também ela, ao pormenor. Feita pela equipa do chef Esben Holmboe Bang, condecorado com três estrelas Michelin, foi apenas revelada no momento em que entramos na cabine-restaurante.

Cozinhar num comboio em andamento deve ser um desafio muito grande. Os constantes solavancos não combinam (achava eu) com a métrica da Gourmet Food, mas tudo o que foi servido para além de ter excelente aspeto, tinha um sabor mágico. Realmente o que serviram é arte – a majestosa arte do palato.

Na cabine restaurante

Os vinhos que foram selecionados para cada prato foram cuidadosamente servidos para que tudo fosse harmonizado.

A primeira surpresa do Chef – uma entrada com cebola e puré de ruibarbo
Espargos com Flôr de Sabugueiro servido com Quinta Vale D. Maria 2015 Douro Branco
O preferido do Pedro – Cavala com Maçã e Alho Selvagem servido com Quinta do Vallado Reserva Branco 2015
Pombo com Cogumelos Selvagens – o meu preferido – servido com Niepoort Vertente 2012
Morangos e Natas servidos com Niepoort Moscatel Dócil 2014
Segunda surpresa do chef – Tarteletes com soro de leite e mirtilos – uma mistura de salgado e doce muito bem conseguida!

Todos os detalhes contam. E os pratos da Vista Alegre fizeram a conjugação perfeita com o sabor de todos os pratos. Um dos meus preferidos foi o da entrada que era ligeiramente inclinado como se nota pela fotografia:

Após o almoço, parámos no apeadeiro do Vesúvio com intuito de visitar a Quinta do Vesúvio. Esta quinta, fechada para o público em geral, é propriedade da família Symington cuja empresa é reconhecida no mundo inteiro que detêm as marcas de Vinho do Porto premium Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s. Outrora foi propriedade de D. Antónia Ferreira, mais conhecida como Ferreirinha, a dama-de-ferro duriense.

Nos jardins da Quinta do Vesúvio

De volta ao comboio, a experiência não acabou. Foi-nos servido carnes frias do famoso talho do Pinhão, a cabeça de xara e os melhores bombons da Neuhaus, trazidos especialmente da Bélgica para o The Presidential.

Eram deliciosos!!!
O famoso fumeiro do talho do Pinhão e a cabeça de xara
O maravilhoso pão

As Conservas, patés da José Gourmet foram o acompanhamento ideal para o excelente pão servido bem como o chá e scones já no final da viagem.

O livro de viagem exclusivo do “The Presidential”
Estou apaixonada por esta linha da Vista Alegre!
Detalhes do Comboio

Não podia deixar de deixar um agradecimento especial à Vista Alegre pela oportunidade de experimentar a viagem mais bonita de comboio de sempre e ao Gonçalo Castel-Branco, curador e fundador do The Presidential, pelas respostas às minhas perguntas sempre com um sorriso e por me deixar entrar na cozinha-do-surf 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.