5 motivos para usar um copo menstrual

Home / Mulher / 5 motivos para usar um copo menstrual
5 motivos para usar um copo menstrual

Como escrevi ontem, estive algum tempo sem menstruar devido ao DIU com progestativo que usava, mas com a remoção do dispositivo e com a adoção do método da fertilidade natural, fazia e faz para mim todo o sentido que adotasse também medidas mais naturais e ecológicas para quando estiver menstruada. E foi aí que optei por usar o copo menstrual. Simples e prático, este pequeno objeto veio revolucionar a forma como eu vejo a menstruação. Deixo então as 5 razões que me levaram a usar um copo menstrual.

1. Conforto

Confesso que quando olhei para o copo perguntei a mim própria como é que diziam que não se sentia nada depois da colocação. Mas o que é certo é que não se sente nenhum desconforto no dia-a-dia. Esqueço-me completamente que estou naqueles dias. E isso explica-se pois os copos menstruais foram desenvolvidos por ginecologistas para se adaptarem perfeitamente à anatomia feminina, vedando completamente o canal vaginal, evitando dessa forma fugas de sangue. Fabricado de um material altamente maleável e confortável, possibilita o seu uso na prática de todo o exercício físico, na praia e durante a noite. Por não ser absorvente, mantém a humidade e a protecção natural da vagina e não alterando o seu PH natural.

2- Seguro

Ao contrário dos tampões e pensos higiénicos, os copos não contém aditivos químicos que possam causar alergia ou irritação. E, claro, ao contrário dos tampões, como o sangue se mantém em vácuo, não oxida e por isso não se verifica a proliferação de bactérias e fungos. Os copos que uso são rigorosamente fabricados e testados (não em animais).

3 – Ecológico e Económico

Sabiam que no mundo inteiro são usados por segundo quase 14 mil pensos ou tampões? E para onde é que são despejados esses resíduos? Pois, com o copo menstrual há uma drástica redução de resíduos pois um copo pode ser usado durante alguns anos, enquanto cada absorvente dura, em média 4 horas. E claro, para não falar do preço, enquanto o copo ronda os 25€/30€, os absorventes no mesmo tempo de vida estimado, custam cerca de 4 a 5 vezes mais.

4- Fácil manuseamento

Para introduzir o teu copo, dobra-o da forma mais confortável, segura-o dobrado e após afastar os grandes lábios insere-o na vagina. Pode ser feito enquanto estás sentada na sanita, de cócoras ou de pé com uma das pernas levantadas, dependendo unicamente da forma como te sentes mais confortável. Inicialmente senti alguma dificuldade na introdução do copo, por isso é normal, não te preocupes! Verás que rapidamente vais encontrar uma posição perfeita de o colocar. Para evitar fugas de sangue, verifica que o copo menstrual se desdobrou correctamente após ter sido introduzido contornando com um dedo ao longo da borda ou puxando levemente a pega.

Duas das varias formas como o copo pode ser colocado:

puchdown

Dobra em Bico (a que mais me agrada)

dobrac

Dobra em C

Para remover, puxa gentilmente a pega até chegar à entrada da vagina. Em seguida, aperta a base para libertar o vácuo e puxa lentamente o copo menstrual até o removeres por completo. Também podes utilizar os músculos vaginais para ajudar, fazendo força, empurrando assim o copo para fora.

Super simples.

5. Higiénico

Para além do que mencionei em cima: que não há o perigo da proliferação bacteriana, o copo ou coletor menstrual é ótimo para manter uma higiene intima perfeita. Por várias razões!

A primeira é que como a manutenção (ou seja o processo durante a menstruação) é só feita de 12 em 12 horas dá uma liberdade para que não estejamos a retirar o copo durante o dia de trabalho ou até quando vamos praticar desporto. E mesmo essa manutenção é simples. Apenas é preciso que passes o copo por água corrente fria. A água quente pode tornar o material demasiado maleável, dificultando a sua abertura dentro da vagina. Assim, durante todo o período, coloca o teu coletor de manhã e retira-o à noite. Basta lavá-lo com água e voltar a colocá-lo para dormir.

A segunda razão é a higienização após a menstruação, em que faço uma limpeza mais aprofundada, de duas formas a fervura ou a utilização de produtos específicos para desinfecção a frio como as pastilhas Milton ou Corega.

O meu copo é da marca Me Luna que pode ser adquirido em www.meluna.pt ! O apoio ao cliente desta marca é qualquer coisa para cima de espetacular!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.