Estive muito tempo a pensar se publicava ou não este artigo. E lá me decidi publicar o mesmo quando a minha Carina me enviou pelo WhatsApp uns livros que encontrou numa livraria com o nome “Montessori” bem estampado na capa.
Algo ferveu dentro de mim, confesso. Acho que Maria Montessori hoje em dia é invocada apenas como um golpe de marketing, desprovido de moral, de consequências, apelando ao consumo impulsivo que em nada reflete aquilo que a própria preconizava.
Montessori não é uma pedagogia que se aprende no Pinterest ou em atividades bonitas para as crianças. Montessori é uma pedagogia, uma filosofia de vida que vai muito para além dum quarto ou de uma decoração minimalista.
quarto
O “quarto montessoriano” é a categoria mãe deste mau marketing. Há camas casinha, há camas tipi, há camas com arrumação, camas com leds, enfim, uma avalanche de objetos que dizer que são montessori é a mesma coisa que dizerem que eu sou um orangotango.
materiais
Para a primeira infância (até aos seis anos), Maria Montessori acreditava que a criança era um explorador nato. Quem tem filhos pequenos sabe que Montessori não podia estar enganada. É verdade que as crianças são sensorialmente exploradoras.
Também sabemos que as crianças pequenas ainda não têm os conceitos bem definidos e que, se deve optar por materiais concretos e o mais próximo da realidade. Nomeadamente os livros. E um dos principais materiais são mesmo os livros.
Por isso, quando a Carina me mostrou a tal coleção “Montessori”, fiquei chocada com ilustrações que distorcem a realidade, mostrando crianças em desenhos infantilizados.
Por isso, como mãe montessoriana, e em constante
humilde aprendizagem da Educação para a Paz, de Maria Montessori, fico muito feliz por este método estar a ser amplamente divulgado, mas fico igualmente muito triste por o estarem a usar como estratégia de promoção.
E, a título de sugestão, se é que me permitem, quando tiverem alguma dúvida sobre o que é ou não montessori, contactem uma pessoa com formação certificada na pedagogia ou então, a Sociedade Portuguesa de Educação Montessori.
Um bom início de semana!
Leave a Reply